portugues ingles
Olá Visitante, Identifique-se aqui.

Vendas 11 2597-7304
Suporte 11 2597-5529 | 2597-7638

Por que exploração e pesquisas espaciais são importantes para a humanidade?

Por que exploração e pesquisas espaciais são importantes para a humanidade?

Se você é ligado em ciênciastecnologia e acompanha todas as missões espaciais que são realizadas tanto pela NASA quanto por parte de iniciativa privada, pode ser que você já tenha feito um questionamento clássico: afinal, para que serve ficar mandando equipamentos e pessoas para o espaço?


Essas empreitadas gastam milhões e milhões de dólares para enviar pessoas onde já estiveram para estudar repetidamente a Lua ou Marte, por exemplo, onde já cansamos de estar seja em presença física ou com os mais diversos equipamentos coletores de dados. Você pode até falar: "o dinheiro gasto com isso poderia ser melhor aplicado, inclusive para matar a fome de pessoas carentes em muitos lugares do mundo".


Essa discussão – já antiga, vinda desde a época da corrida espacial – foi reaquecida após o lançamento do Falcon Heavy, o superfoguete da Space X


Se por acaso você já se questionou sobre isso – incluindo a parte da cura para a fome –, saiba que você não é o único e parabéns, isso demonstra que você se preocupa com as pessoas necessitadas. Porém, não é bem assim que as coisas funcionam: existem motivos muito importantes para que essas missões aconteçam e elas são muito mais benéficas para a humanidade do que você pode imaginar. Vamos tratar aqui sobre a importância das expedições para a ciência o nosso planeta como um todo.


A viagem do Spaceman


Essa discussão – já antiga, vinda desde a época da corrida espacial – foi reaquecida após o lançamento do Falcon Heavy, o superfoguete da Space X, empresa de Elon Musk. Além da grandiosidade da decolagem e da capacidade impressionante dos propulsores retornarem para serem utilizados novamente, algo chamou a atenção dos espectadores: o carro elétrico da Tesla (outra empresa de Musk) que foi laçado pelo Sistema Solar.


Tudo isso pode parecer completamente inútil para as pessoas – e com razão, visto que soa como as brincadeiras excêntricas de um bilionário irresponsável. Mas não se engane: tudo isso pode ser considerado uma das jogadas de marketing mais brilhantes da história, pois além de expor produtos das empresas de Musk, a ação trouxe de volta boa parte do interesse das pessoas pela exploração espacial em uma época crucial em que se começa a planejar lançamentos com fins turísticos e a possível exploração do planeta Marte.


Ainda assim, o que tudo isso pode trazer de bom para a humanidade como um todo? A resposta não é apenas uma, mas uma série de explicações e motivos que justificam de alguma maneira o dinheiro gasto levando gente e coisas para fora da nossa atmosfera.


O estudo do espaço e mesmo todo o esforço feito para que consigamos escapar da gravidade da Terra geraram de produtos que usamos no nosso cotidiano até o desenvolvimento de teorias científicas que mudaram a maneira como vemos o espaço e como entendemos a origem da vida no planeta, incluindo, é claro, o surgimento do ser humano.


Crucial para as comunicações


É notável que a maioria das pessoas apoia os projetos de exploração espacial mesmo existindo esses questionamentos sobre os quais já falamos. Afinal de contas, é empolgante ver foguetes sendo lançados, pessoas flutuando no espaço e estruturas feitas pelo homem em órbita da Terra trabalhando para tornar nossa vida mais prática.


Estudos climáticos que utilizam imagens extremamente detalhadas feitas com satélites são usados para entendermos melhor o meio ambiente e o impacto causado pelas mudanças climáticas


Talvez esse seja o benefício mais óbvio das missões espaciais: a ativação de satélites que possuem uma infinidade de funções, desde fazer nossos GPSs funcionarem até nos fornecer sinal de televisão, além de internet, telefone e muitas outras coisas. Afinal, como você acha que as belíssimas imagens do Google Maps chegam aos nossos computadores e celulares?


Além disso, estudos climáticos que utilizam imagens extremamente detalhadas feitas com satélites são usados para entendermos melhor o meio ambiente e o impacto causado pelas mudanças climáticas. Alterações na vegetação, nos desertos e nas calotas polares podem ajudar os cientistas a entender melhor o que pode ser feito para que a natureza sofra menos com os abusos do ser humano.



Postado por Loureiro


Itens relacionados a este artigo

Klavix

Klavix

O Klavix é um Software de Gestão voltado para comércio, é ideal para:LojasAtacadistasEmpresas de Rep..

R$ 0,00


Artigos Relacionados

Amazon prepara início da venda direta de eletrônicos no Brasil
A Amazon está conversando com fabricantes de eletrônicos e outros produtos para começar a trabalhar com a venda direta de mercadorias no Brasil. As informações são da agência de notícias Reuters, que falou com duas fontes anônimas presen..

LOUREIRO © 2018 - Todos os Direitos Reservados.